quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Da literatura: nota breve

Diz-se que literatura é representação da realidade. Definição abrangente para algo que é, por si mesmo, demasiado complexo. Ao longo dos anos muitas foram as teorias que tiveram gênese a fim de se poder discernir em que consiste o objeto literário. Muita laudas trazidas à luz em virtude de um só elemento, que, além de divertir e enlevar emoções, fomenta e serve como alvo de crítica. Porém, descartando a infinidade de idéias que constitui o âmbito da teoria literária, a melhor definição para o objeto em questão não dista muito de sua acepção convencional; ao contrário, além de representação da realidade, a literatura é também, a um só tempo, a desconstrução e construção dos signos aos quais estamos submissos e a partir dos quais se estabelece a ordem - a todo instante, isso posto, ela nos dá provas de que só há um traço comum a todas as épocas: são, no geral, questionáveis. Portanto, quando nos damos conta do seu papel de agente ativo no que diz respeito às questões diretas da sociedade, vemos florescer o seu caráter filosófico e subversivo, pertencente a todas as formas de expressão artística: é também projeto do ceticismo.

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com você. Apesar de eu reconhecer que a literatura é uma representação da realidade, uma vez que o autor se propondo a escrever de acordo com uma perspectiva tradicional ou nonsense, querendo ou não, reflete seus valores marcados pelo seu contexto; acredito que associar a literatura apenas a uma representação da realidade, é por demais vago. Como você bem observou, além disso tudo, a literatura tem seu traço subversivo de segnificar/re-significar uma realidade. Ou seja, apesar de ser uma representação, ela também é um requestionamento dessa representação, e por isso mesmo, se por um lado ela serve como fonte de registros históricos de uma cultura de um tempo, por outro, ela tem o papel de desestabilizar as convenções legitimadas de um tempo.

    www.movimentotorto.com

    ResponderExcluir
  2. o ser humano ser fecal que ele e

    nao me ligo muito em literatura , mas reconheço sua importancia . prefiro lerlivros sobre sociedades , politica e economia . mas quando tiver lido uma grande carga livros pretendo er um sobre literatura classica grega
    Alan

    ResponderExcluir